Energias Renováveis: a sustentabilidade como diferencial de mercado

ceará
O potencial de Energia Solar no Ceará
19 de maio de 2017
Exibir tudo
sustentabilidade

sustentabilidade

A sustentabilidade vem fazendo diferença no mercado. Cada vez mais, empresários enxergam-na como fonte de lucro e competitividade entre empreendedores.

De alguns tempos para cá, a sustentabilidade deixou de ser vista como uma onda passageira e passou a ser reconhecida como regra entre empresários de diversos setores. Hoje empresas vistas de maneira positiva pela sociedade tendem a manter suas atividades por muito tempo.

Investir em sustentabilidade significa melhorar o perfil da empresa frente à sociedade. Além disso, é capaz de gerar lucros e reduzir custos, ao mesmo tempo em que se ajuda o planeta. Ou seja, você compatibiliza desempenho social, ambiental e econômico.

Quando se trata de investir em sustentabilidade, existem vários planos de negócio que tratam da questão: desde a relação com os funcionários, política de reciclagem, parcerias com o cliente, redução no uso de papéis entre várias outras políticas de sustentabilidade.

Os benefícios das Energias Renováveis

Um dos planos mais rentáveis de sustentabilidade consiste em investir em Energias Renováveis, pois une várias ideias dentro do conceito sustentável. Ao investir em energias renováveis, a empresa ganha em marketing. O público passa a enxergar a empresa como comprometida com o meio ambiente e com a sociedade, o que leva ao aumento do índice de interesse das pessoas pela marca.

Além desse benefício econômico, ao se aplicar uma política sustentável em uma empresa, é fato que o meio ambiente será ajudado. Existe também o benefício econômico direto quando o assunto é energia renovável. Ao utilizar essas fontes alternativas para própria geração de energia, ocorre a redução dos gastos com pagamento da conta de luz, entre outras despesas com energia elétrica.

Em outras palavras, ter uma usina de geração de energia solar ou eólica dentro da empresa é um excelente investimento. Nos primeiros anos, a economia na conta de energia estará pagando o investimento da instalação do sistema eólico ou solar. E para melhorar, essas tecnologias têm ficado mais acessíveis. Ou seja, em um período médio de 5 anos, o investimento será pago. Em 20 anos, a empresa deixará de ter gasto com a conta de luz mensal, e não pagará pelo sistema.

Sem dúvidas, é um investimento seguro com retorno garantido para qualquer empresa.