O potencial de Energia Solar no Ceará

energia solar
Como a Energia Solar vai diminuir a sua conta de luz
19 de maio de 2017
sustentabilidade
Energias Renováveis: a sustentabilidade como diferencial de mercado
31 de maio de 2017
Exibir tudo
ceará

ceará

Os altos índices de solares do estado do Ceará ajudam a destacar a região, e ainda favorecem empresários que decidem investir em fontes renováveis. Saiba mais.

O Ceará vem se tornando o Estado que melhor usa o seu potencial para energias renováveis. O Estado, que já tinha um respaldo significativo referente à Energia Eólica, tem outra fonte a seu favor. A força da Energia Solar tem sido uma grata surpresa para o mercado: sua geração vem ganhando cada vez mais espaço na cadeia produtiva.

Embora quando comparado ao setor eólico, a Energia Solar ainda seja muito pequena, a expectativa é que o estado se torne cada vez mais ponto de referência no setor. Com usinas solares construídas, o interesse de empresas produtoras de painéis e peças importantes para a sua instalação também passaram a mirar no Ceará.

Em 2016, o então presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), Ferruccio Feitosa, afirmou que Energia Solar é um ramo muito promissor para o estado devido o seu alto índice solar. No Sertão do Estado, esse índice é ainda melhor. E somando aos baixos preços das terras na região, a área torna-se um excelente atrativo para os produtores.

Potencial descoberto no Ceará

Também em 2016, a maior usina de energia solar privada do país foi inaugurada no interior do Ceará. Localizada no município Pindoretama, a usina tem a potência para produzir 3MW, com previsão de expansão para 5MW.  Além dessa usina privada, no município de Tauá existe uma de caráter não-privado capacidade de 1MW. Existe a previsão também da construção de outras nos municípios de Limoeiro do Norte e Cascavel.

Além de grandes usinas, existe também a geração distribuída feita pelo pequeno consumidor. A grande vantagem da geração distribuída é que a microgeração de energia solar pode ser feita de forma eficiente em praticamente qualquer local, inclusive em zonas urbanas. Este é o principal fato que a torna muito mais viável do que a microgeração de energia eólica.

A estimativa é que nos próximos anos tenha um aumento de 270 MW de potência instalada só por geração solar no estado do Ceará.