O Armazenamento de Energia tem como objetivo disponibilizar a energia quando necessário, atuando de forma manter a rede elétrica estabilizada.
É possível disseminar o uso de energias de fontes renováveis, solucionando problemas como falta de energia, aumento de eficiência do sistema e redução dos impactos ambientais, uma vez que não se fará necessário o uso de combustíveis fósseis e possuindo redução da emissão de carbono.
Esse armazenamento se dá através de 5 formas diferentes:
Com o uso de baterias, a energia elétrica produzida é armazenada através da conversão da reação química em energia elétrica. Ao diminuir a frequência da rede, em função de uma elevada necessidade energética, a bateria inicia o fornecimento da energia reservada. Ao aumentar a frequência devido a queda de necessidade energia, o dispositivo é recarregado. Essas baterias podem ser de chumbo, lítio ou níquel, porém a mais utilizada é a de lítio, pois os outros materiais possuem vida útil baixa.
Devido a queda nos preços das tecnologias empregadas e os incentivos governamentais, o uso de energias renováveis com armazenamento de energia está se tornando cada vez mais lucrativo e seguro para empresas e indústrias. Porém, para esse benefício ser cada vez mais acessível, necessita da criação de regulamentações próprias para o armazenamento de energia no Brasil, além de mais adesão por parte da população. Com a regulamentação, o mercado brasileiro tem grandes chances de crescer no quesito de armazenamento de energia. Países como Estados Unidos, China e Alemanha, essa tecnologia está ganhando cada mais vez espaço no mercado.
A tendência de mercado é o uso do armazenamento de energia em complemento com o sistema conectado à rede, de modo garantir a energia do consumidor em caso de falta, além da redução da conta de energia. E, se , você tem interesse em produzir e armazenar sua própria energia, entre em contato com a gente!
Escrito por:
Rebeca Dantas
Categorias:
Tags:
Converse agora com um consultor para receber sua proposta.
Converse com um consultor