A Regra de Transição trata dos projetos que foram protocolados depois de 06/01/2023 e devem aguardar até julho de 2023, o resultado do encontro de contas para saber quanto irá pagar efetivamente de energia. A “Nova Regra” irá começar ou em 2029 ou em 2031, a depender da data de ingresso dos projetos na distribuidora. Sendo assim, começará a valer em 2029 para os consumidores que protocolarem depois de 07/07/2023 e em 2031 para os que protocolarem antes de 07/07/2023. Porém a cobrança do Fio B já começa a valer desde já.
Os créditos continuarão sendo compensados de 1 kWh para 1 kWh, o que vai de fato mudar é o valor financeiro que será deduzido da fatura. Nesse sentido, para avaliar os custos reais da regra de transição ao consumidor, é preciso primeiro saber qual a área de concessão da unidade geradora, pois isso está diretamente relacionado o valor de referência do Fio B e das outras componentes tarifárias que podem onerar o consumidor de acordo com o a potência e o modelo de negócio.
O Art. 27 da Lei 14.300 indica que haverá uma cobrança gradual do Fio B, que representa as remunerações dos ativos do serviço de distribuição, depreciação dos ativos e o custo de operação e manutenção do serviço de distribuição, a partir de 2023. É importante destacar que já existe uma orientação da ANEEL às distribuidoras, a REH 3169 que foi publicada no dia 03/01/2023, autorizando a cobrança do fio B para os projetos que foram protocolados dentro do período de transição. O período de transição se dará conforme o esquema a seguir:
A proporção do Fio B nas tarifas de energia variam de 19% na CELESC de Santa Catarina a 48% na Energisa Tocantins. Em função disso, o importante a se observar em qualquer dos casos é que quanto menor a influência do Fio B no valor total da tarifa, menor será o custo do consumidor durante a compensação da energia elétrica na sua fatura.
O Grupo Energo preza pela informação para todos do mercado de energia, por isso, trouxemos esse texto no blog a fim de informá-los mais sobre como será a Regra de Transição e o seu impacto futuramente!
Se você quer fazer parte do grupo de clientes da Energo, fale conosco através do link: https://linktr.ee/energoengenharia
Nós temos a solução ideal para sua energia!
Categorias:
Noticias , Regras de Transição .Tags:
ANEEL , Energo Energia , Fio B , Lei 14.300 , Regra de Transição .Converse agora com um consultor para receber sua proposta.
Converse com um consultor