MEU SISTEMA FOTOVOLTAICO ESTÁ PRONTO, E AGORA?

Se você acompanhou nossas últimas postagens do blog com certeza já está ansioso para ter sua própria geração. Mas nós da ENERGO não nos contentamos apenas em fazer o cliente adquirir o sistema! Queremos que você esteja o mais preparado e informado possível para lidar com seu sistema. Por esse motivo, fizemos uma lista de pontos que você deve conhecer desde o momento da conexão do seu sistema, assim como algumas medidas de precaução e segurança. 

COMO IDENTIFICAR A COMPENSAÇÃO NA FATURA

82 1

Em outros artigos já falamos sobre o acúmulo de créditos de energia para uso em até 5 anos, mas é preciso também saber se essa compensação está ocorrendo mensalmente na sua conta de energia. O descritivo da fatura varia com cada distribuidora. Mostraremos aqui como identificar a compensação GD na fatura da ENEL-CE.

Infelizmente o consumidor não tem acesso fácil ao montante de crédito gerado no mês, apenas ao valor utilizado, ou seja, que foi injetado na rede em momentos de alta produção e posteriormente consumido quando não havia geração suficiente (a noite por exemplo). Para ter essa informação é necessário entrar em contato com a distribuidora solicitar.

Na imagem abaixo tem-se um exemplo de fatura, na qual está marcada em verde o valor injetado de energia (expressa em R$, de acordo com a tarifa local) e em vermelho o indicativo de consumo desse crédito. O valor de pagamento final relativo à parcela de energia é indicado em azul, que no caso corresponde ao custo de disponibilidade (o consumo foi menor que os 100kWh mínimos para instalações trifásicas).

83 1

Podem ocorrer erros de faturamento na emissão da conta, por isso é importante que o consumidor esteja sempre atento ao descritivo da sua fatura.  Caso haja algum problema, entre em contato com a distribuidora e solicite o refaturamento, que você recebera uma nova fatura com o valor correto. Se a conta já tiver sido paga, a distribuidora deve devolver o importe cobrado indevidamente, junto a uma indenização, como pode ser observado na imagem abaixo.

84 1

MONITORAMENTO VIA INTERNET

85 1

O inversor possui uma plataforma de monitoramento online, onde é possível acompanhar a geração de energia do seu sistema em tempo real. Para que esses dados possam ser acessados, é necessário que o inversor esteja conectado com a internet, via cabo ou wi-fi.

O acompanhamento dessa plataforma é interessante pois permite o cliente identificar quaisquer problemas que possam vir a ocorrer no seu sistema e interfiram na geração. Como se trata de equipamentos silenciosos, você talvez não perceba caso o sistema se deligue por algum problema momentâneo. Acompanhando a plataforma você tem acesso a todos os alertas e falhas do sistema, podendo atuar com rapidez na solução do problema.

Pode acontecer também de que haja um problema de conexão do inversor com a internet, e por isso os dados não estão sendo transmitidos para a plataforma. Nesse caso, é necessário reconfigurar a wi-fi ou verificar o cabo de rede.

SEGUIR OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO

87 1
“O investimento em prevenção sempre é mais barato que a resolução do problema.”

Para garantir o bom funcionamento do seu sistema é necessário realizar a manutenção indicada de forma periódica. O mais indicado é contratar um serviço de O&M especializado, mas caso o consumidor não queira fazer um contrato de longo prazo, aconselha-se que no mínimo seja realizada a limpeza dos painéis e contatar um técnico para fazer o reaperto das conexões.

COMO PROCEDER EM CASO DE EMERGÊNCIA

88 1

Caso haja alguma emergência com seu sistema, o indicado é desligá-lo assim que possível. Portanto, informe-se com seus instaladores o procedimento para desligar o inversor. Mas claro, o ideal é que até mesmo o inversor seja manipulado apenas por pessoas especializadas, de forma a evitar acidentes.


Por: Yasmin Sampaio

Compartilhe este artigo

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
X

Saiba mais sobre quem escreve

Foto de Equipe Energo
Equipe Energo
Somos um equipe comprometida com a inovação e eficiência para os projetos e ações de nossos clientes.