Dando continuidade à série de posts sobre plataformas de monitoramento de sistemas fotovoltaicos, esta semana apresentaremos a SOLARVIEW, com um passo a passo simples e direto que vai te ajudar a compreender e acompanhar melhor o funcionamento do seu sistema.
SOLARVIEW
Pra começar, temos muito orgulho em dizer que a SOLARVIEW é uma empresa genuinamente brasileira! Inclusive carrega em sua logo as cores da nossa bandeira. Trata-se de um sistema de monitoramento para geração distribuída generalista, ou seja, compatível com diversos fabricantes de inversores disponíveis no mercado.
Mas agora vamos às explicações…
Ao ingressar no site e logar com seu e-mail e senha cadastrados, você será direcionado para a tela de “Monitoramento”, onde constam algumas informações básicas do sistema com títulos bastante intuitivos, como mostrado na Figura 1.
Há também o gráfico de geração do sistema, que pode ter visualização diária, mensal, anual e total, podendo ser alterado no local indicado pelo número 2 da Figura 1.
O menu da plataforma está indicado pelo número 1 na figura, e é mostrado em detalhes na Figura 2, na qual enumera-se os itens para facilitar a explicação. Não serão comentados aqui os demais tópicos, pois são apenas para navegação entre diferentes sistemas, sendo utilizados por exemplo por empresas de monitoramento, que tem vários clientes cadastrados em sua página de monitoramento. Os itens enumerados serão detalhados em seguida.
1 – Corresponde a tela inicial da plataforma, mostrada na Figura 1, com o resumo das informações do sistema e os gráficos de geração diário, mensal, anual e total;
2 – Nesta aba estão os gráficos de geração do sistema, como mostrado na Figura 3, onde você pode filtrar o equipamento a ser analisado através do ponto 1 indicado na figura. Também é possível também escolher o parâmetro que você deseja analisar através das opções no ponto 2, no exemplo escolheu-se Temperatura (°C). Por fim, a visualização engloba o período escolhido no ponto 3 indicado na figura.
São esses dados que você deve observar para acompanhar o desempenho do sistema, sem esquecer de levar em conta as condições climáticas e sazonalidade mensal (a geração em meses de chuva são normalmente inferiores aos demais). Caso não apareçam dados no gráfico, primeiro verifique sua internet (o inversor precisa estar online para enviar dados a plataforma) e caso não seja esse o problema, contate a sua empresa de O&M;
3 – Nesta aba tem-se a lista de inversores cadastrados na plataforma;
4 – Caso haja algum medidor monitorado, os dados coletados são mostrados nessa página. O monitoramento de medidores é algo opcional do cliente, não acompanhando a maioria dos projetos fotovoltaicos;
5 – Nesta aba você encontra as informações técnicas básicas do sistema como local da instalação, data de ligação, potência instalada e concessionária de energia na qual o sistema está cadastrado;
6 – Nesse local podem ser informadas as tarifas vigentes da concessionária local em cada período de funcionamento do sistema. Dessa forma é possível que a plataforma calcule a economia obtida com o uso da geração fotovoltaica, informação apresentada na tela de monitoramento;
7 – A aba Eventos contém o históricos de ocorrências do sistema, onde ficam armazenados todas as falhas e quaisquer avisos do sistema, inclusive informações simples como mudança de hora registrada no sistema. É normal que haja uma lista muito extensão de itens, mas a maioria não representam problemas reais.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a plataforma SOLARVIEW, pergunta aí nos comentários que responderemos o quanto antes. Nos próximos posts falaremos sobre as plataformas AURORA VISION e SOLAR WEB, não percam!
Categorias:
Tags:
Converse agora com um consultor para receber sua proposta.
Converse com um consultor