O uso da energia solar em conjunto com a eficiência energética é capaz de trazer inúmeros benefícios ao meio ambiente, através da redução dos gases do efeito estufa, bem como prorrogando a necessidade de expansão do sistema elétrico nacional. Além disso, com o uso eficiente da energia que está sendo gerada, é possível ampliar o acesso e uso da energia, evitando o desperdício de eletricidade. Por meio do uso eficiente da energia, tem-se redução de demanda, o que auxilia na segurança energética e na modicidade tarifária. Para novas instalações, é possível reduzir o número de módulos fotovoltaicos necessários para o suprimento.
O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?
Devido ao aumento crescente no consumo de energia elétrica, tornou-se necessária à sua conservação, a qual não envolve apenas quesito financeiro, mas também é uma questão ambiental, visto que é importante que haja redução na emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Sendo assim, tornou-se primordial a busca por maior eficiência no sistema de manufatura e sustentabilidade dos processos.
Eficiência Energética busca melhorar o rendimento de uma produção sem aumentar o consumo de energia, utilizando as fontes de geração da melhor forma. Bem como, reduzindo os impactos ambientais e visando maior uso de fontes de energias renováveis, de forma a estimular o desenvolvimento sustentável.
Em 1985, foi fundado o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), com o objetivo de promover a eliminação de desperdícios, bem como reduzir os custos e os investimentos setoriais. Então, foi desenvolvido o Selo Procel para orientar o consumidor na compra de produtos, o qual classifica os equipamentos de acordo com o nível de eficiência energética, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico de produtos mais eficientes.
POR QUE INVESTIR EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?
A principal motivação de se investir em eficiência energética é a possibilidade do consumidor, residencial, comercial ou industrial, diminuir os custos com energia elétrica de modo significativo. Por meio do investimento em eficiência energética é factível obter-se uma considerável economia financeira no processo produtivo, de modo que a empresa se torna capaz de baratear seu produto no mercado, melhorando competitividade em seu ramo de atuação.
Além dos motivos financeiros, existem diversas razões técnicas para se investir em eficiência energética é o crescimento da empresa sem que haja mudança de grupo tarifários, do nível de tensão de atendimento, assim, evitando a adesão de novos transformadores, bem como possibilitando o investimento em outros setores, suprindo as demais necessidades.
COMO IMPLANTAR AÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA SUA EMPRESA?
A forma mais rápida e eficaz é realizar primeiramente um diagnóstico energético, que consiste em fazer uma avaliação da necessidade de eficiência energética na instalação da unidade consumidora, tendo como resultado um relato das ações de eficiência energética, como implantar, o valor do investimento, bem como a economia de energia e análise da viabilidade financeira. Este tipo de serviço deve ser realizado por empresas com profissionais qualificados, visto que o processo envolve diversas questões técnicas e financeiras. Quer saber mais sobre eficiência energética e como inserir na sua empresa ou residência? Entra em contato conosco, nossa equipe está disponível para mais esclarecimentos.
Por: Rebeca Dantas
Engenheira Eletricista
ENERGO Engenharia – Setor Comercial
Categorias:
Tags:
Converse agora com um consultor para receber sua proposta.
Converse com um consultor