Energo

Áreas de atuação do Programa Nacional de Conservação de Energia (PROCEL)

Como falando na post “Promovendo Eficiência Energética em Conjunto Com a Energia Solar”, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é um programa do governo com objetivo de obter um Brasil mais sustentável, diminuindo os impactos ambientais. O Procel possui ações que buscam o uso eficiente da energia elétrica, atuando em diversos segmentos da economia e gerando benefícios para toda a sociedade.

Em parceria com o Procel, tem-se o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), iniciado em 1984, através do Inmetro, com a finalidade de contribuir para a racionalização do uso da energia no Brasil por meio da prestação de informações sobre a eficiência energética dos equipamentos disponíveis no mercado nacional. A ideia pioneira objetivava o setor automotivo devido às crises do petróleo na década de 70. Com a sua ampliação, foram aderidos programas de Avaliação da Conformidade que utilizam a Etiqueta Nacional de Conservação da Energia apresentando informações sobre o desempenho dos produtos. Com isso, atualmente o Procel age através dos seguintes setores: Equipamentos, Edificações, Iluminação Pública, Poder Público e Indústria e Comércio.

selo do programa nacional de conservação de energia

Através do Selo Procel, o consumidor tem como conhecer equipamentos e eletrodomésticos que consomem menos energia e que são mais eficientes. Este programa possui parceria com o Inmetro, associações de fabricantes e pesquisadores de universidades e laboratórios. Alguns dos produtos contemplados são refrigeradores, televisores, lâmpadas de LED, condicionadores de ar, entre outros. Este Selo pode ser visto na Figura abaixo.

O Procel Edifica busca incentivar o uso eficiente de recursos naturais, como água, ventilação, luz, entre outros, para que haja a redução de desperdícios e impactos ambientais. Se faz presente em prédios públicos, no qual o maior gasto com energia elétrica é devido ao uso dos sistemas de iluminação e climatização. Neste caso, o projeto de eficiência energética atua de forma imediata na substituição de equipamentos obsoletos e, em seguida, na mudança de hábitos dos seus usuários. Além disso, tem-se a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) para as edificações, a Etiqueta PBE Edifica, concedida na fase de projeto e após a construção.

O Procel também atua em projetos de iluminação pública e sinalização semafórica através da substituição de lâmpadas e luminárias por modelos mais eficientes, com melhor iluminação e maior duração sem aumentar o consumo de energia elétrica.

Através do Procel Poder Público, tem-se o objetivo de estimular o uso eficiente da energia elétrica em edificações públicas nos governos federal, estadual e municipal. As ações são: apoio técnico aos agentes de governo envolvidos na administração de prédios públicos, estruturação de projetos, identificação de oportunidades tecnológicas e de soluções inovadoras aplicáveis a programas e projetos de eficiência energética destinada a prédios públicos.

Por fim, tem-se o Procel na Indústria e Comércio, em que a eficiência energética se dar através da otimização do sistema motriz, na troca de equipamentos com maior rendimento, desenvolvimento de ferramentas computacionais e manuais. Assim, para o comércio, ao se obter redução nos custos da produção, melhora o lucro e os preços se tornam mais competitivos no mercado.


Por: Rebeca Dantas

Engenheira Eletricista

ENERGO Engenharia – Setor Comercial


Converse agora com um consultor para receber sua proposta.

Converse com um consultor