Energo

MEU SISTEMA FOTOVOLTAICO ESTÁ PRONTO, E AGORA?

Se você acompanhou nossas últimas postagens do blog com certeza já está ansioso para ter sua própria geração. Mas nós da ENERGO não nos contentamos apenas em fazer o cliente adquirir o sistema! Queremos que você esteja o mais preparado e informado possível para lidar com seu sistema. Por esse motivo, fizemos uma lista de pontos que você deve conhecer desde o momento da conexão do seu sistema, assim como algumas medidas de precaução e segurança. 

COMO IDENTIFICAR A COMPENSAÇÃO NA FATURA

Em outros artigos já falamos sobre o acúmulo de créditos de energia para uso em até 5 anos, mas é preciso também saber se essa compensação está ocorrendo mensalmente na sua conta de energia. O descritivo da fatura varia com cada distribuidora. Mostraremos aqui como identificar a compensação GD na fatura da ENEL-CE.

Infelizmente o consumidor não tem acesso fácil ao montante de crédito gerado no mês, apenas ao valor utilizado, ou seja, que foi injetado na rede em momentos de alta produção e posteriormente consumido quando não havia geração suficiente (a noite por exemplo). Para ter essa informação é necessário entrar em contato com a distribuidora solicitar.

Na imagem abaixo tem-se um exemplo de fatura, na qual está marcada em verde o valor injetado de energia (expressa em R$, de acordo com a tarifa local) e em vermelho o indicativo de consumo desse crédito. O valor de pagamento final relativo à parcela de energia é indicado em azul, que no caso corresponde ao custo de disponibilidade (o consumo foi menor que os 100kWh mínimos para instalações trifásicas).

Podem ocorrer erros de faturamento na emissão da conta, por isso é importante que o consumidor esteja sempre atento ao descritivo da sua fatura.  Caso haja algum problema, entre em contato com a distribuidora e solicite o refaturamento, que você recebera uma nova fatura com o valor correto. Se a conta já tiver sido paga, a distribuidora deve devolver o importe cobrado indevidamente, junto a uma indenização, como pode ser observado na imagem abaixo.

MONITORAMENTO VIA INTERNET

O inversor possui uma plataforma de monitoramento online, onde é possível acompanhar a geração de energia do seu sistema em tempo real. Para que esses dados possam ser acessados, é necessário que o inversor esteja conectado com a internet, via cabo ou wi-fi.

O acompanhamento dessa plataforma é interessante pois permite o cliente identificar quaisquer problemas que possam vir a ocorrer no seu sistema e interfiram na geração. Como se trata de equipamentos silenciosos, você talvez não perceba caso o sistema se deligue por algum problema momentâneo. Acompanhando a plataforma você tem acesso a todos os alertas e falhas do sistema, podendo atuar com rapidez na solução do problema.

Pode acontecer também de que haja um problema de conexão do inversor com a internet, e por isso os dados não estão sendo transmitidos para a plataforma. Nesse caso, é necessário reconfigurar a wi-fi ou verificar o cabo de rede.

SEGUIR OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO

“O investimento em prevenção sempre é mais barato que a resolução do problema.”

Para garantir o bom funcionamento do seu sistema é necessário realizar a manutenção indicada de forma periódica. O mais indicado é contratar um serviço de O&M especializado, mas caso o consumidor não queira fazer um contrato de longo prazo, aconselha-se que no mínimo seja realizada a limpeza dos painéis e contatar um técnico para fazer o reaperto das conexões.

COMO PROCEDER EM CASO DE EMERGÊNCIA

Caso haja alguma emergência com seu sistema, o indicado é desligá-lo assim que possível. Portanto, informe-se com seus instaladores o procedimento para desligar o inversor. Mas claro, o ideal é que até mesmo o inversor seja manipulado apenas por pessoas especializadas, de forma a evitar acidentes.


Por: Yasmin Sampaio

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