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O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADQUIRIR O SEU SISTEMA FOTOVOLTAICO (PARTE 4: SERVIÇOS EXTRAS)

Finalizando a série de posts sobre informações importantes ao consumidor que deseja adquirir um sistema fotovoltaico, este artigo traz alguns exemplos de serviços adicionais que podem vir inclusos em algumas propostas ou contratados a parte.

Embora não sejam essenciais para o funcionamento do projeto, estes serviços visam auxiliar o consumidor no acompanhamento periódico do sistema e eventuais problemas, sejam eles técnicos ou normativos com a distribuidora.

MONITORAMENTO ESPECIALIZADO

Os inversores do seu sistema possuem uma plataforma de monitoramento online, onde é possível visualizar todas as informações de geração e notificações relativas ao funcionamento do sistema. Posteriormente faremos posts explicativos para as principais plataformas existentes no mercado.

Os dados contidos nas plataformas podem não ser de fácil compreensão para um consumidor leigo no assunto de energia, que não saberá identificar se o seu sistema está funcionando perfeitamente ou necessita de algum suporte. Por isso, algumas empresas oferecem o serviço de monitoramento especializado, no qual um técnico ou engenheiro da área faz o acompanha mento periódico da plataforma do seu sistema. Dessa forma, qualquer eventual problema será rapidamente identificado, e a empresa entrará em contato com você para proceder com a análise e solução do ocorrido.

Ao identificar a causa do problema, pode ser necessário acionar a garantia dos equipamentos ou apenas ajustes de configuração (é muito comum a falha de comunicação no inversor devido a problemas na configuração da internet). Em relação à visita do técnico para avaliar e/ou solucionar o problema, é importante verificar com a empresa se existe custo adicional.

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

Este serviço está diretamente relacionado ao anterior, constando no envio de relatórios periódicos, com explicações sobre o funcionamento e desempenho do sistema. Como citado acima, um consumidor leigo que não tenha familiaridade com a plataforma de monitoramento terá acesso às informações de desempenho do seu sistema de forma mais didática.

Os relatórios podem ter periodicidade variada, indicamos que sejam trimestrais ou semestrais, com intuito de possibilitar uma análise comparativa entre os meses, e não se torne uma leitura maçante ao consumidor.

SUPORTE TÉCNICO JUNTO À DISTRIBUIDORA

Um dos principais problemas relacionados à geração distribuída ocorre na atuação da distribuidora, destacando-se: erro na leitura da geração e consumo, erro de faturamento, cobrança indevida de reforço de rede, e demais problemas que possam ocorrer.

Normalmente os processos internos das distribuidoras são bastante burocráticos, o que torna a resolução de problemas simples em um processo longo e trabalhoso, principalmente para o consumidor leigo sem auxílio especializado.

Portanto, o suporte técnico junto à distribuidora geralmente apresenta um ótimo custo benefício para o cliente, agilizando a resolução de problemas e evitando estresse para o consumidor.


Por: Yasmin Sampaio

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