Energo

PORQUE CONTRATAR UM PLANO DE O&M (OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO)

Se você possui um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) com certeza já deve ter recebido algumas ofertas de planos de Operação e Manutenção (O&M), mas talvez tenha decidido por não o contratar ainda, afinal o seu sistema é novo e não haveria real necessidade de uma manutenção periódica no momento, não é?

Se você se identifica com esse caso, o nosso artigo dessa semana pode te fazer mudar de opinião! Te convidamos para essa breve leitura, e ao final você provavelmente entenderá a grande importância desse serviço, e não perderá mais tempo antes de solicitar um orçamento à sua empresa de confiança.

O escopo do plano de O&M pode variar entre as diferentes empresas, mas o básico a ser ofertado é aquilo que está contido no título:

Operação: monitoramento virtual do sistema, através da plataforma de monitoramento dos próprios equipamentos e contato com o cliente em caso de problemas para fornecimento de informações;

Manutenção: a preventiva é fundamental, devendo conter serviços como reaperto de conexões, aferição de medidas dos equipamentos (tensão e corrente) e limpeza dos painéis. Pode haver também a oferta de manutenção corretiva no mesmo plano, que abrange a resolução e qualquer problema técnico que vier a acontecer. No entanto, em alguns casos esse pode ser um serviço realizado a parte.

Listamos a seguir alguns dos principais motivos que justificam a contratação do O&M para o seu sistema fotovoltaico. Observe que todos eles tem importância desde o primeiro dia de funcionamento do sistema, motivo pelo qual aconselha-se que seja feita a contratação logo que o seu sistema iniciar a operação.

AUMENTO DA VIDA ÚTIL DO SISTEMA

Com um plano de manutenção preventiva adequado, o funcionamento do seu sistema estará sempre dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante. Mesmo que os equipamentos sejam projetados para suportar condições diversas, manter as premissas ideais faz com que a vida útil seja prolongada, com um nível de eficiência adequado.

REDUZ O RISCO DE PROBLEMAS TÉCNICOS NO SFCR

Este ponto está diretamente relacionado ao anterior. Havendo um bom monitoramento e manutenções preventivas regulares, reduz-se as chances de acontecerem problemas técnicos nos equipamentos do seu SFCR.

Tratando-se de sistemas fotovoltaicos, a maioria dos defeitos são ocasionados por desgastes naturais provocado por agentes externos, por exemplo a folga de conexões devido as variações de temperatura ao longo do dia. Caso não sejam realizados reapertos periódicos, os contatos podem se desconectar podendo até mesmo causar um curto-circuito.

MAIOR SEGURANÇA PARA AS PESSOAS

Seguido a linha de raciocínio do tópico anterior, qualquer incidente com o sistema fotovoltaico instalado em áreas residenciais pode causar danos às pessoas. Além de choques elétricos, existe risco de incêndio quando na ocorrência de curto-circuito, caso os equipamentos de proteção tenham sido mal dimensionados.

É importante informar que em um projeto com proteções bem dimensionadas, na ocorrência de problemas, o sistema deve se desconectar, evitando com isso quaisquer acidentes. Por isso a importância de realizar seu projeto com uma empresa de confiança e experiência no mercado.

SUPERVISIONAMENTO DO DESEMPENHO DO SISTEMA

O serviço de operação consiste no monitoramento periódico do sistema fotovoltaico por um profissional capacitado, seja ele um engenheiro ou técnico especialistas no assunto. Mesmo o consumidor tendo acesso à plataforma de monitoramento, alguns dados ali apresentados podem não ser de fácil compreensão para quem é leigo no assunto de energia.

Dessa forma, o consumidor pode não detectar facilmente uma queda de eficiência do sistema, seja por defeitos nos equipamentos ou por condições externas, como surgimento de fatores que causem sombreamento, como crescimento de uma arvore próxima ou construção de um edifício por exemplo.


Por: Yasmin Sampaio

Converse agora com um consultor para receber sua proposta.

Converse com um consultor